Conheça nossa trajetória

CEAF

Uma das maiores e mais respeitadas escolas de Cáceres não se tornou o que é por mero acaso. Esta história de sucesso começou há vinte e cinco anos como um desafio para os recém-chegados, Rosa de Lourdes Amaral Vitorino e Wanderley Vitorino da Silva. Ele médico anestesiologista e ela pedagoga.

Com dois anos de Cáceres, o casal foi procurado pela proprietária da Escola Sitio do Pica-Pau-Amarelo que estava de mudança e desejava vender a escola fundada em 1986. Com apoio do marido, a professora Rosa que neste período atuava no Colégio Onze de Março como supervisora pedagógica e como professora do IESC, hoje UNEMAT, decidiu encarar o desafio.

Com muita determinação ela assumiu a direção do Sitio do Pica-Pau-Amarelo, que na época funcionava em uma casa improvisada na Rua Porto Carreiro. Criada para oferecer educação infantil e ensino fundamental de 1ª a 4ª série, a escola contava com 23 alunos, três professoras e uma funcionária responsável pela limpeza.

WhatsApp Image 2021-02-23 at 14.18.16
124684835_188585396176900_3116895122704021170_n

Perseverante, em 1989 a professora Rosa transferiu o Sitio do Pica-Pau-Amarelo para um prédio amplo na Rua 13 de junho onde funcionava a extinta escola Casinha do Sol. Ainda naquele ano, acatando um desejo dos pais, a direção tomou a decisão de mudar o nome da escola para Centro Cacerense de Educação, o CCE. A escola que já oferecia, maternal e jardim I, II, III e 1ª série, passou a oferecer a 2ª série.

De 1989 a 1992, um insistente trabalho pedagógico e determinação de crescer levou a direção a construir um prédio na Avenida Sangradouro que, graças a grande demanda, passou a abrigar a educação infantil. Esse período também marcou a implantação da fase II do ensino fundamental com turmas de 5ª a 8ª série.
Naquela época a escola contava aproximadamente 300 alunos, 15 professores e cinco funcionários de manutenção e limpeza.

Em 1995 forma a primeira turma de oitava série. Concluíram 30 alunos que inauguraram a implantação do ensino médio a partir de 1996.
Nesse período a escola dá um salto qualitativo que a tornaria mais tarde uma referência no ensino médio. A parceria com a Rede Pitágoras de Ensino trouxe experiência para a implantação do ensino médio com foco na preparação para os vestibulares. Ao completar 10 anos, três acontecimentos foram marcantes: a implantação do Ensino Médio, o inicio da construção da atual sede na Avenida Sete de Setembro, 1811 e a mudança do nome de Centro Cacerense de Educação para Centro de Educação Anália Franco, CEAF, uma homenagem a uma das maiores educadoras do país, que no século XIX foi feminista, abolicionista e pioneira na educação de jovens e adultos excluídos.

Em 1997 mais uma etapa do sonho se concretiza: a partir de fevereiro o CEAF passa a funcionar na sua sede própria, um espaço amplo, em uma área de 20 mil metros quadrados, arejado e planejado para oferecer todas as condições para uma educação de qualidade. Nesse ano com todos os alunos integrados na nova sede, a escola, com 12 anos de existência, promoveu a formatura da primeira turma do ensino médio.

Nestes 35 anos o CEAF vem se destacando em diversos eventos educacionais de relevância tais como os resultados no esporte onde a escola por dois anos consecutivos foi a campeã estadual do Handebol masculino conquistando o direito de representar o Estado de Mato Grosso nos jogos Estudantis em Brasília; na mesma modalidade sagrou-se bicampeã nacional nos JERPs (jogos estudantis da Rede Pitágoras). No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), há mais de 10 anos o CEAF alcança as melhores médias do estado e a maior média de Redação do Estado de Mato Grosso.

Resultados relevantes vêm sendo alcançados pelos alunos do CEAF nas Olimpíadas da Matemática da UNOPAR (Universidade Estadual de Mato Grosso) e na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Além disso, vale ressaltar as premiações nos concursos de Redação dos Correios e da Marinha. Mostrando uma visão de vanguarda e preocupação com a colocação do jovem cacerense no mercado de trabalho, o CEAF firmou parcerias com a UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná) oferecendo cursos de terceiros graus na modalidade de Ensino a Distância.

Com uma estrutura física moderna, arejada, integrada à natureza o CEAF, segundo biólogos da Rede Pitágoras, é um verdadeiro laboratório natural de biologia, ecologia, botânica e zoologia e ainda oferece bem aparelhados laboratórios de Biologia (multidisciplinar completo em nível universitário), Física e de Informática, além de todas as salas possuírem equipamento multimídia completo e conexão com internet.
Atualmente, o CEAF é uma história de sucesso que se mistura com a história de vida do médico Wanderley Vitorino da Silva e da professora Rosa de Lourdes Amaral Vitorino, que nasceram em famílias simples, ousaram sonhar e, desde 1986, escolheram Cáceres para trabalhar e criar sua família.