Etapas de Ensino
Educação Infantil
O Centro Educacional Anália Franco – CEAF considera a criança no seu tempo, respeitando suas necessidades peculiares e suas potencialidades, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra. Respeita a criança como um ser social, interativo, produtor do próprio conhecimento, partindo de situações vivenciadas, dentro e fora da escola. Respeita a diversidade cultural e a pluralidade brasileira, considerando a criança como pessoa singular com características própria.
Os trabalhos são pautados em uma proposta educativa que mantem uma organização coerente entre segmentos escolares, diminuindo a fragmentação que há entre eles. Este é o grande diferencial que esta escola apresenta. Há de se considerar que, nesta instituição, o segmento da Educação Infantil, embora considerado de extrema importância para o desenvolvimento da criança, não é visto como um segmento necessariamente preparatório para o Ensino Fundamental, pois, “Educação infantil e Ensino Fundamental são indissociáveis: ambos envolvem conhecimentos e afetos; saberes e valores; cuidado e atenção; seriedade e riso […] na educação infantil e no ensino fundamental, o objetivo é atuar com liberdade” (KRAMER 2007, p. 20).
O principal objetivo da proposta educativa da Educação Infantil é focar todo o conteúdo apresentado nas atividades, em razão do desenvolvimento das “capacidades” dos alunos, ou seja, suas atitudes cognitivas, procedimentais e atitudinais.
Todavia ao construí-lo, houve a necessidade de repensar, redesenhar a arquitetura da educação e da escola em busca de uma estrutura harmônica e consistente com as próprias crenças, desejos e sonhos. Ao remeter a perspectiva de sonhos, tem-se a dimensão de pessoas, ou seja, não somente dos profissionais que atuam na escola, mas, principalmente dos alunos e das famílias e sociedade,
Ensino Fundamental
De acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) o Ensino Fundamental (EF) tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
De acordo com o Plano Nacional de Educação a implantação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos, deve se dar em consonância com a universalização do atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos. Ressalta também que esta ação requer planejamento e diretrizes norteadoras para o atendimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, além de metas para a expansão do atendimento, com garantia de qualidade. Essa qualidade implica assegurar um processo educativo respeitoso e construído com base nas múltiplas dimensões e na especificidade do tempo da infância, do qual também fazem parte as crianças de sete e oito anos.
Sendo assim, o Centro de Educacional Anália Franco, começou em 2007 a implantação gradativa do nono ano. Atualmente, a estrutura organizacional se estabelece com início da matrícula da seguinte maneira; 1º ano, crianças que completem 06 anos de idade até o dia 31/03. Salvo as crianças que completarem seis anos de idade antes desta data e estiverem acompanhadas por laudos de especialistas que atestem seu desenvolvimento integral e sejam considerados aptos a frequentarem o 1º Ano do Ensino Fundamental.
Nesse sentido, o crescimento integral do aluno é o que fundamenta a educação. Nesta instituição, três dimensões é o aporte do trabalho desenvolvido com os alunos, a saber: Consciência de Si; Relacionamentos com o Outro e a Transcendência.
Ensino Médio
A Constituição Federal de 1988 estabelece a expressão “Ensino Médio”. A Lei 4.024/61 retorna a mesma denominação. Tal nomenclatura deste segmento da educação é pelo fato de posicionar-se entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) o Artigo 35 o Ensino Médio é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos e tem as seguintes finalidades:
A preparação e consolidação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Ainda com base na LDBEN 9.394/96 o Ensino Médio além de ter entre suas finalidades a consolidação e o aprofundamento do que foi aprendido no Ensino Fundamental também deve preocupar-se com o trabalhador-estudante.
O crescimento integral do aluno é o que fundamenta a educação. Nesta instituição, três dimensões é o aporte do trabalho desenvolvido com os alunos, a saber: Consciência de Si; Relacionamentos com o Outro e a Transcendência.
Em relação às áreas curriculares as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, estabelece que sejam inseridas na Matriz Curricular, quatro eixos, a saber: a) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; b) Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, c) Matemática e suas Tecnologias e; d) Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, no Centro Educacional Anália Franco estão enfatizados em Artes, Literatura e História Brasileira conforme consta da grade Curricular.
Observa-se que todos os Documentos Oficiais recomendam que seja respeitada a pluralidade cultural, regional, étnica, religiosa, política e econômica de cada cidadão brasileiro. Enfim, a busca da qualidade da educação mediante a construção da cidadania concreta.
O CEAF no momento está promovendo encontros e estudos com os vários segmentos da comunidade escolar para fazer as alterações necessárias adequando todo o PPP e em especial o Novo Ensino Médio em consonância com a BNCC.